Contexto histórico sobre o ‘‘8 de Março’’, Dia Internacional da Mulher

08/03/2019

 

A Global parabeniza todas as mulheres pelo seu dia! A luta feminina para ganhar espaço na sociedade data desde o final do século 19, quando organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

 

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. As histórias que remetem à criação desta data alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20.

 

Muitos acontecimentos se sucederam durante esse século, mas em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

 

Parabenizamos todas as mulheres nesta data tão especial, sobre tudo, as que atuam na área de segurança e saúde do trabalhador, profissionais que se dedicam para melhorar as condições de trabalho, ajudam a evitar acidentes e salvar vidas.

 

Felicitamos, também, todas trabalhadoras no ramo industrial, nos mais diversos setores, administrativo, financeiro, RH, engenharia, marketing, produção, entre outras, que contribuem para o crescimento e fortalecimento da indústria brasileira e mundial.

 

Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Fontes: www.novaescola.org.br / www.bbc.com

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Feliz Dia dos Pais!

11/08/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

21/04/2019

Please reload

Arquivo